Design e Construção
O robô aspirador conta com um design bem sofisticado e funcional, na sua parte superior podemos encontrar o radar laser que fará o mapeamento da casa, a porta para o compartimento onde é armazenado o pó, o reservatório para água e os botões físicos.
Na frente do robô você poderá encontrar um sensor que emite um som de “clique”, responsável por desviar de obstáculos não alcançados pelo radar laser.
Na parte inferior do robô podemos encontrar diversos dispositivos: sensores de queda, vassourinhas, escova central, velcro para pôr o pano, contato para carregamento e as rodas do robô. O design até parece ser simples, mas é muito completo para o preço o qual é vendido.
Imagem autoral visando melhor apresentar o robô. |
Na parte interna do robô é possível encontrar um reservatório de poeira, com capacidade para até 900ml, e também acompanha um reservatório de água de 250ml. O pano observado na imagem também acompanha o robô.
Primeiro Uso
Como apresentado no tópico anterior, o robô é bem construído, mas o seu principal ponto negativo é na primeira vez em que você tem contato com ele, pois o manual não explica quase nada, até explica, mas de uma forma muito difícil de entender.
Porém, é fácil configurar o robô, vamos de passo a passo:
- Colocar a base de carregamento em local livre de obstáculos (1 m livre para cada lado).
- Instalar as escovas no robô até ouvir um clique.
- Colocar o adesivo do velcro nos quadrados indicados.
- Colocar o robô na base para ele ligar.
- Segurar o botão de Wi-Fi no robô até ele entrar no modo de conexão.
- Baixar o aplicativo “Positivo Casa Inteligente” e conectar à rede Wi-Fi 2.4 GHz (o robô não funciona na rede 5.0 GHz).
Após seguir os passos é provável que o robô já inicie o mapeamento da sua casa, é importante você deixar ele seguir sozinho sem interferir no robô, mas se atente a alguns pontos importantes, remova esses obstáculos do caminho:
- Retirar tapetes: O robô pode engolir tapetes, atrapalhando o processo.
- Cuidado com vãos pequenos: apesar do sensor de queda, o robô pode se enganchar; use barreiras virtuais no aplicativo.
- Sol no piso: em raras situações, o robô pode confundir o reflexo do sol com outro tipo de superfície.
- Remover obstáculos: retire sacolas, papéis e plásticos que possam ser sugados pelo robô.
- Cuidados extras: O robô é um aspirador de pó, não um coletor de lixo; faça uma pré-limpeza do ambiente.
- Cuidado com fios: O robô pode se enganar e puxar fios ou se enroscar neles.
- Organização de objetos: chinelos e sapatos podem ser empurrados pelo robô; deixe-os suspensos ou encostados na parede.
O mapeamento é concluído quando o robô limpar toda a casa e voltar para a base de carregamento sozinho, se você interferir de alguma forma no aplicativo ou fisicamente, terá que começar o mapeamento novamente, demandando mais tempo.
Depois que o mapeamento é concluído, seu robô aspirador passa a ser muito mais inteligente, pois o mesmo já conhece os cômodos e sabe mais ou menos qual a melhor rota de limpeza, você notará que ele limpará a casa mais rápido que da primeira vez.
Também após o mapeamento, irão surgir novas opções em seu aplicativo, como: ordenar cômodos, personalizar limpeza por cômodos, editar cômodos e dentre outras.
Se você se perdeu no processo, sugiro que assista o vídeo em que apresento esse robô, está no final do post.
Sugestão pós-mapeamento
Como dito anteriormente, são liberadas novas funções em seu aplicativo e também surge uma nova opção chamada Zonas Restritas, basicamente você poderá definir onde o seu robô não pode passar ou ir.
Imagem indicando onde encontrar a opção “Zonas Restritas” |
A dica é utilizar essa opção para evitar que você necessite remover tapetes do caminho, apenas evitando que o robô passe por eles. Para não abusar do sensor anti-quedas, é interessante definir barreiras virtuais, que de certa forma, até aceleram a limpeza, pois o robô não tem que ficar reconhecendo os degraus.
Imagem mostrando zonas restritas e barreiras definidas no aplicativo. |
Por último, pode ser útil personalizar um comodo indicando a sua limpeza para ser feita em 2x, no meu caso foi útil fazer isso na cozinha, pois o robô pode jogar grãos e não os pegar na primeira limpeza, quando passa na segunda vez ele já pega.
No vídeo acima é possível ver o robô jogando um grão para longe.
Função passar pano
A função de passar pano desse robô e da maioria dos robôs aspiradores não é boa, ele até limpa bem, mas não consegue alcançar os cantos da parede, sendo necessário limpar manualmente essa área.
Você pode verificar acima a área onde o robô não consegue alcançar. |
Além disso, o robô fica pesado e eu entendo que força muito seus motores ao utilizar essa função. O último ponto negativo dessa função é ter que ficar abrindo o robô para encher o reservatório, esse não é necessariamente o problema e sim que o reservatório pinga mesmo sem estar em uso.
No vídeo acima você pode ver o reservatório pingando, mesmo sem estar acoplado no robô. Acredito que pode ser perigoso pingar onde não deve e causar algum problema técnico.
Cadeiras, camas e sofás
O robô consegue desviar bem de cadeiras, consegue entrar embaixo de camas tranquilamente, mas alguns sofás podem ser um problema para ele, por exemplo, ele não consegue entrar embaixo do sofá aqui de casa, pois meu sofá é muito baixo.
Bateria
A bateria desse robô é impressionante, pois com uma carga cheia, consigo limpar minha casa completamente por pelo menos umas 8 vezes, cada limpeza simples, sem passar pano, consome cerca de 10%. Lembrando que o ambiente onde uso o robô tem 39 m², nesse sentido você pode tomar como base e ter uma ideia de como será o consumo na sua casa.
Como limpar o robô?
O manual recomenda limpar o robô pelo menos 1x por semana, não se preocupe, o aplicativo avisará quando for hora de limpar e a Positivo até tem um vídeo mostrando como, mas deixarei um passo a passo em texto abaixo:
- Com o robô parado na base, levante a tampa.
- Aperte a trava até ouvir um clique e puxe a coletora de pó.
- Descarte o pó no lixo, observando possíveis insetos na coletora.
- Retire o filtro do robô e lave a coletora e o filtro com água.
- Utilize a escova fornecida para facilitar a limpeza.
- Deixe as peças secarem naturalmente (não coloque nada molhado no robô).
- Reponha o filtro seco e encaixe a coletora até ouvir um clique.
- Verifique se não há sujeira ou grãos bloqueando o encaixe correto.
Se precisar de um vídeo para ter mais confiança, veja um trecho da análise que fiz, onde explico como limpar:
Se não foi suficiente, você também pode conferir este vídeo da Positivo:
Onde encontrar insumos?
Os insumos podem ser encontrados na loja oficial da Positivo, porém achei um pouco caro, alguns deles podem ser encontrados em valores mais em conta na Shopee.
Conclusão: Vale a Pena?
O robô cumpre muito bem o seu papel como aspirador de pó e sua função de mapeamento é excelente, somente a função de passar pano que não me agradou, mas sem dúvidas eu teria outro, principalmente por conta do preço, recomendo, sim, o robô aspirador!