Olá, queridos amigos, hoje falaremos do Notebook Lenovo Yoga Slim 6, onde exploraremos cada detalhe deste notebook juntamente com vocês.
Já adianto que, apesar de ser um notebook com aparência gamer, ele é um notebook voltado a trabalho, mas consegue rodar muitos jogos.
Imagens retiradas de: Amazon |
Especificações Técnicas
Especificação | Descrição |
---|---|
Processador (CPU) | Intel® Core™ i5-1240P |
Memória RAM | 16 GB LPDDR5-4.800MHz (Soldado) |
Armazenamento | 512 GB SSD M.2 2242 PCIe Gen4 TLC |
Possibilidade de Upgrade | PCIe M.2 de até 1 TB |
Placa de Vídeo (GPU) | Intel® Iris® Xe |
Portas | 2 x Thunderbolt™ 4.0 (PD 3.0 / DP 1.4), HDMI 2.1, USB-A 3.2 Gen 1, Combo áudio |
Tela | 14" 2,2K (2240 x 1400), WVA, antirreflexo, sem toque, 100% sRGB, 300 nits, 60 Hz, painel estreito |
Bateria | 65 Wh |
Peso | 1.31Kg |
Design e Construção
Uma grande verdade é que esse notebook é muito elegante, lembrando até mesmo ser um dispositivo gamer, mas não é! Em breve falarei mais a respeito no Desempenho e Multitarefa.No geral o notebook é bem elegante, contando com uma cor sólida e recursos confiáveis como uma dobradiça contínua que também permite uma abertura de até 180º.
Na parte superior frontal é possível encontrar uma aba onde estão presentes webcam e microfone, que também permite uma abertura do dispositivo de forma mais ergonômica.
O design sofisticado pode ajudar também a dar um ar de profissionalismo, sem dúvidas será um dispositivo que combina com ambientes de escritório e de forma muito bela.
Um recurso interessante do notebook é o fato do botão power (botão de ligar) ficar na lateral do notebook. Nesse sentido, vejo pontos positivos e negativos, que seriam: deixa o visual atraente, mas o notebook pode acabar ligando sozinho na mochila.
Como a Lenovo sempre faz, o botão reset não está de fora desse modelo, permitindo um reinício rápido em um possível travamento.
Outro fator interessante é o Dolby Atmos, conforme poderemos ver na imagem do teclado a seguir, as saídas de som estão mais bem posicionadas, ficando ao lado do teclado e a respeito do teclado, por ser um notebook compacto de apenas 14", não teremos teclado numérico. (Contadores choram).
E quanto a ser um notebook compacto, não será difícil encontrar mochilas que encaixem no padrão do dispositivo, facilitando o transporte e manuseio do notebook.
No geral, acreditamos não haver mais o que comentar a respeito do Design, agora entendamos a capacidade ofensiva desse notebook.
Desempenho e Multitarefa
Primeiramente, como dito várias vezes anteriormente, esse não é um notebook gamer! É compreensível que o visual do dispositivo pode levar a esse entendimento, mas não é, porém, o notebook roda muitos jogos com bastante competência, tendo em vista as 16 GB já em tecnologia LPDDR5 e a placa iris Xe que proporciona mais poder ao notebook.Começando com o processador, esse notebook conta com o Intel® Core™ i5-1240P, apesar de desconhecido, é um ótimo processador, porém há ressalvas. O final P indica é um CPU de baixo consumo de energia, o que também indica que pode ter um desempenho mais defasado.
Mas, quando associamos o processador com o restante das especificações, podemos perceber que ele terá muito espaço para trabalhar, permitindo assim que o dispositivo possa trabalhar até mesmo com edições de vídeo medianas, e como dito anteriormente, rodar alguns jogos.
Com drivers da Iris Xe atualizados, deve ser possível rodar jogos como The Sims 4, Cities Skylines, GTA V, RDR (com gráficos baixos) com muita tranquilidade, ou seja, dá para se divertir bastante com esse notebook, porém não recomendamos para render 3d e trabalhos em 3d no geral.
A memória RAM do notebook é suficiente para um uso fluido, mas não permite upgrade, já que ambos os pentes são soldados, o que pode ser um ponto negativo para certo público. Quanto ao armazenamento, é possível expandir até 1 TB, mas a marca não informa se é um slot adicional, ou o mesmo que já está presente.
No geral, quanto ao desempenho, é isso, um notebook sólido e confiável para as mais variadas tarefas.
Duração da Bateria
A duração de bateria é sempre algo relativo, é complicado afirmar com certeza algum valor, mas dadas as circunstâncias e especificações desse dispositivo é plausível acreditar que ele deva ter uma duração estimada entre 3 a 5 horas em um uso mediano.
Tela e Qualidade de Imagem
Se você achou que até agora estava ótimo para ser verdade, eis a surpresa, o notebook conta com uma tela de 14", ou seja, é um dispositivo compacto e fácil de transportar, mas, não é só isso, ele possui uma resolução de 2.2K, algo inesperado no mercado brasileiro.
Além de uma ótima resolução, também conta com painel WVA, que permite melhores ângulos de visão e cores interessantes, muito semelhante à tecnologia de painel IPS.
“Mas meu futuro notebook, você disse que não é um notebook e gamer, por que tem uma tela tão boa?”, é verdade, não é um notebook gamer, mas é focado no trabalho. Mesmo sem possuir uma placa de vídeo dedicada, o notebook pode ser ótimo para editar imagens e trabalhar com cores no geral, mas dentro das suas limitações.
Conectividade e Portas
Agora chegamos a um impasse, as portas! Normalmente notebooks nesse valor dispõem de uma boa quantidade de portas, mas não é o caso do YOGA. Nesse dispositivo não contaremos com RJ45, é certo que é um dispositivo compacto, mas faz falta.
A boa notícia é que ele ainda traz uma saída HDMI e uma porta USB comum. A má notícia para alguns usuários conservadores é o uso das portas Thunderbolt, que na maioria dos dispositivos precisa de adaptadores para funcionar bem. Mas algo útil é o carregamento via thunderbolt, facilitando a troca de carregadores.
No geral, é uma boa quantidade de portas, com ressalva para a falta da RJ45 que pode ser substituída por um adaptador. Mas é de nosso conhecimento que, em relação às conexões, muitos clientes não vão ficar satisfeitos.
Prós e Contras
Prós
- Botão Power na lateral
- Portas Thunderbolt
- Aba para abertura
- Upgrade de armazenamento
- Tela de resolução 2K
- Compacto
Contras
- Memória RAM soldada
- Portas podem desagradar parte do público
Conclusão: Vale a Pena?
Sim, vale a pena, note que não é um notebook gamer e que existem algumas limitações, abraço!